terça-feira, 7 de março de 2017

Babosa

Vamos conhecer seus benefícios :
Resultado de imagem para babosa

A babosa é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Muito utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, psoríase, hanseníase, etc), encontram-se relatos do uso entre civilizações antigas como os egípcios, gregos e mesmo citações na Bíblia, deixando claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.
A babosa (conhecida cientificamente como Aloe vera) fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na babosa ajudam a combater as células malignas. Os princípios ativos se encontram no gel e não na casca.
Resultado de imagem para babosa

Benefícios da Babosa

  • Estabiliza a glicemia sanguínea em diabéticos
  • Reduz processos inflamatórios no organismo
  • Faz o equilíbrio do colesterol e triglicérides
  • Trata úlceras, síndrome do intestino irritável, doenças de Chron e doenças celíacas
  • Contém alto teor de Acemannan, um fortalecedor imunológico natural
  • Aumenta a expectativa de vida e longevidade
  • Ajuda eliminar os desconfortos do refluxo
  • Acelera a cura de queimaduras físicas e radioativas
  • Melhora a saúde da gengiva
  • Reduz derrames e ataques cardíacos
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Possui enzimas que facilitam a digestão
  • Ajuda a dissolver pedras nos rins
  • Aumenta o desempenho cardiovascular e a resistência física.
  • Protege o corpo contra o stress oxidativo.

  • Benefícios da Babosa (Aloe Vera)

Composição da Babosa

  • Água
  • 20 minerais
  • 12 vitaminas
  • 18 aminoácidos
  • 200 componentes vegetais ativos (fitonutrientes), incluindo: enzimas, terpenos (um fitonutriente que reduz o açúcar no sangue), gliconutrientes e glicoproteinas.
  • Polissacarídeos, incluindo: Acemannan, Mannose-6-fosfato, Polimannans
  • Glicosídeos Fenólicos, como o Dihydrocoumarins

Resultado de imagem para babosa

Cuidados na Ingestão

Você já deve ter ouvido falar que a babosa é tóxica, e que é imprópria para ingestão, não é? No Brasil, a ANVISA proíbe produtos alimentícios que contenham babosa. De fato, existem diversas espécies de babosa, e algumas delas realmente são tóxicas para ingestão. Porém, a espécie Aloe vera barbadensis é considerada segura e cheia de benefícios para nossa saúde.
Lembrando também que devemos sempre comsumir apenas o gel do interior das folhas, pois é na casca que elementos potencialmente tóxicos se encontram.
Resultado de imagem para babosa

Como consumir a Babosa?

Benefícios da Babosa (Aloe Vera)
Observados os cuidados acima, o gel da Aloe vera, quando extraído adequadamente, praticamente não tem gosto e portanto soma-se bem a qualquer suco ou bebida que você prepare no liquidificador.
Para fazer uso desta planta, descasque-a com a ajuda de uma faca e jogue um pedaço do gel (mais ou menos uma colher de sopa) dentro do copo de liquidificador.
Você pode usar o gel da babosa em sucos, vitaminas e shakes. Cuidado com o excesso, pois pode provocar efeitos indesejáveis. Não existe uma quantidade ideal por dia. Comece com uma quantidade pequena e vá aumentando aos poucos se assim desejar.
Em termos de conservação, o ideal é conservar a folha em geladeira depois de colhida. O gel colhido pode ser congelado e guardado por até seis meses.

Resultado de imagem para babosa

Suco de Babosa

Por ser uma planta com propriedades depurativas, a babosa é uma boa aliada para melhorar o metabolismo. Ao misturá-la com limão obteremos a propriedade depurativa junto às propriedades desintoxicantes. Esse suco também ajuda melhorar a imunidade e fornecer mais energia.
  • 1 colher de sopa do gel da babosa aloe vera barbadensis
  • 1 colher de sobremesa de mel ou melado
  • Suco de um limão
Bata os ingredientes e um copo de água no liquidificador. Tome preferencialmente em jejum.
Babosa para a pele e para os seus cabelos
Benefícios da Babosa (Aloe Vera)

A indústria cosmética vê a babosa (Aloe vera) como base e fitocosmético para vários produtos de beleza, tais como: cremes faciais e capilares, limpadores de pele, loção fortalecedora do couro cabeludo, desodorantes, loção pós-barba, shampoos, cremes para acne e loção para caspa.
Na pele a Aloe vera previne a formação de rugas hidratando peles ressecadas e flácidas. Também é muito útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras e manchas na pele. Um dos usos mais especiais deste produto natural é o cuidado com a pele, seja por queimaduras ou no tratamento de cicatrizes, em função de seu gel que acelera notoriamente o processo de cicatrização, melhorando a circulação do sangue em volta da ferida.
Resultado de imagem para babosa
Graças ao fato da babosa ter propriedades anti-inflamatórias é um bom remédio contra a acne. Ajuda a controlar a oleosidade que se acumula na pele. Você pode usar um gel de babosa sobre as espinhas para diminuir o inchaço.
Nos cabelos a babosa ajuda a diminuir a coceira e irritação do couro cabeludo, fortalece, melhora a oleosidade e caspa.
Para receitas específicas de como usar a babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.
Imagem relacionada

Atualmente a babosa, ou aloe vera, é um ingrediente vital na preparação de diferentes remédios caseiros, sejam administrados por via oral ou aplicados na pele. Em seguida, contaremos quais são alguns destes usos.
Resultado de imagem para babosa

1. Remédios para a pele

Um dos usos mais especiais deste produto natural é o cuidado com a pele, seja por queimaduras ou no tratamento de cicatrizes, em função de seu gel que acelera notoriamente o processo de cicatrização, melhorando a circulação do sangue em volta da ferida.

Também cumpre uma boa função na hora de proteger contra os raios UV. Você pode aplicar um creme de aloe minutos antes de se expor ao sol para que ele te proteja, ainda que o uso de protetores seja indispensável. 

2. Babosa alivia a prisão de ventre

O látex da babosa é recomendado para induzir a diarreia, tornando-se um purgante com o intuito de fazer uma limpeza intestinal. Recomenda-se que não se faça uso contínuo, já que com o uso frequente esse perde seu efeito no intestino. 

3. Alivia os problemas bucais

A polpa da babosa permite aliviar feridas, gengivite e estomatites de modo simples: apenas triturar esta parte e colocar na boca. Você deve se certificar que está em contato com a ferida.

4. Babosa combate os problemas do cólon

Se você sofre problemas com o cólon, uma receita que te ajudará a reduzir os incômodos e o ardor estomacal consiste em uma mistura de mel, suco de laranja, uma colher de suco de babosa e um copo de água. Tomar diariamente em jejum para obter melhores resultados.

5. Ajuda a evitar a acne

Graças ao fato da babosa ter propriedades anti-inflamatórias é um bom remédio contra a acne. Procure sabão, creme e loções que contenham babosa (ou Aloe Vera) e use durante a manhã e a noite, isso servirá não apenas para as espinhas, mas também para controlar a oleosidade que se acumula em seu rosto. Igualmente, você pode usar um gel de aloe vera sobre as espinhas para diminuir o inchaço.

6. Babosa ajuda na redução de celulite

Visto que a babosa tem altos benefícios em âmbito dermatológico, é comum seu uso contra a celulite, cabe esclarecer que apenas ela não é um remédio contundente, pois é necessário que se faça exercícios físicos, leve uma dieta equilibrada e que se massageie as pernas com regularidade.

7. É benéfica para os cabelos

Igual a pele, a babosa atua no cabelo como protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV, igualmente os protege contra os danos cotidianos como o clima seco, o vento, a chuva, a secura, a oleosidade, tornando os cabelos mais brilhantes e sedosos.

8. Babosa ajuda a eliminar as caspas

Ao lavar seu cabelo com Aloe Vera a caspa de desprende da pele, de tal maneira que é necessário apenas que você escove o cabelo para eliminar a caspa em sua totalidade. Repetir algumas vezes e verá que o resultado é significativo.

9. É um excelente relaxante

A babosa tem propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça, quando lavar os cabelos, massageá-los, assim como o couro cabeludo para obter um efeito desestressante.

10. Serve para reduzir o peso


Por ser uma planta com propriedades depurativas, a babosa é uma boa aliada para emagrecer. Ao misturá-la com limão obteremos a propriedade depurativa junto às propriedades desintoxicantes. Por isso, recomenda-se muito um suco com os mencionados ingredientes da seguinte forma:
  • 1 folha média de babosa, em pedaços com as espinhas já retiradas
  • 1 colher de mel
  • Suco de um limão
Bater no liquidificador e coá-lo, tomar assim que levantar para dar tempo de fazer a digestão antes do café da manhã, para melhorar os efeitos, procure ter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos por, ao menos, três dias na semana. 

Imagem relacionada

BABOSA
A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloé vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim, que pode ser utilizada em tratamentos de beleza em forma de gel, mas também em problemas de saúde, como infecções.
O seu nome científico é Aloe vera e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres e mercados.

Para que serve a babosa

A babosa serve para ajudar no tratamento da acne, queda de cabelo, anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, problemas de pele, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.
Além disso, esta planta medicinal também é ótima para tratar a língua queimada, veja como em O Que Fazer quando Queimar a Língua

Propriedades da babosa

As propriedades da babosa incluem sua ação laxante, adstringente, anestésica, anticancerígena, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, hidratante e fungicida.
Resultado de imagem para babosa

Modo de uso da babosa

As partes utilizadas da babosa são as suas folhas e a sua seiva.
  • Gel de babosa: Abrir a folha, retirar o gel e misturar no liquidificador na proporção de 1 colher de gel para 1 copo de água. Aplicar na região a ser tratada.
  • Suco de babosa: Abrir duas folhas da babosa do gênero Barbadensis miller e retirar sua polpa. Misturar no liquidificador, adoçado com mel e 1 maçã, na proporção de 100g da polpa para 1 litro de água. Beber várias vezes durante o dia.
Veja algumas formas de usar:
Imagem relacionada

Efeitos colaterais da babosa

Os efeitos colaterais da babosa incluem dor abdominal, diarreia, inflamação dos rins, ressecamento da pele, desmaio, hipotensão e nefrite.

Imagem relacionada

Contraindicações da babosa

O uso interno da babosa está contraindicado para crianças, grávidas e durante a amamentação, assim como em pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, desinterias e nefrite.
Atenção: É muito importante que o indivíduo certifique-se de que a babosa é a do tipo Barbadensis miller, pois esta é a mais indicada para o consumo humano. As outras podem ser tóxicas e não devem ser consumidas.

Imagem relacionada
Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário